SOBE O SOM: NEY MATOGROSSO
Ney de Souza Pereira (Bela Vista, 1 de agosto de 1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, diretor e ator brasileiro
Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu - Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade. Em 1983, completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro..
Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993, ao que afirma: "quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas". Matogrosso também tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez. Distinguido por sua rara voz de contratenor, Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil.
Então vamos lá!!
Sobe o som Ney Matogrosso!!
Sangue latino
Rosa de Hiroshima
Balada do louco
Tanto amar
Veja bem, meu bem
Bandido corazon
Calúnias
O vira
Trenzinho do caipira
Bandoleiro
América do Sul
Cubanakan - Com Emilinha Borba
Pro dia nascer feliz
Não existe pecado ao sul do Equador
Bem, aí está um pouco da história de um dos maiores nomes da história da MPB. Semana que vem tem mais história, tem história, tem Goodtimes 98.
Enquanto isso cuidado, se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
SOBE O SOM ANTERIOR:
MÚSICAS 2016
Comentários
Postar um comentário