SOBE O SOM: CARPENTERS & ABBA
The Carpenters foi uma dupla musical da década de 1970, composta pelos irmãos Karen (1950-1983) e Richard Carpenter (1946). Com seu estilo melódico, eles levaram à parada de sucessos muitas canções no Top 40 da música americana, tornando-se representantes do soft rock e se incluindo entre os artistas mais representativos da década .
Embora fossem referidos como "The Carpenters", sendo "the" o artigo definido em inglês, o nome oficial do duo era simplesmente "Carpenters” . Durante a década de 1970, quando bandas de rock pesado faziam muito sucesso, Richard e Karen produziram uma música suave e bem distinta que os alçou entre os artistas que mais venderam discos em todos os tempos.
Durante a carreira de aproximadamente 14 anos, os Carpenters gravaram onze álbuns, cinco dos quais continham músicas que atingiram o Top 10 das paradas. Fizeram turnês nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Japão, na Austrália, nos Países Baixos, no Brasil e na Bélgica. A carreira da dupla chegou ao fim com a morte de Karen, em 1983, de parada cardíaca em função de complicações da anorexia nervosa. A cobertura jornalística dada ao fato na época aumentou a consciência da opinião pública sobre as consequências das disfunções alimentares.
ABBA foi um grupo sueco de música pop rock, integrado por Benny Andersson, Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog. O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid). O quarteto formou-se em Estocolmo em 1972, mas só tiveram fama internacional depois de vencerem a edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção.
Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector.
Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram um impacto comercial, facto que levou o grupo a tornar-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group, e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.
Então vamos lá!!
Sobe o som Carpenters & Abba!!
Yesterday once more (Carpenters)
Top of de world (Carpenters)
We`ve only just begun (Carpenters)
Please Mr Postman (Carpenters)
Only Yesterday (Carpenters)
A song for you (Carpenters)
Goodbye to love (Carpenters)
Superstar (Carpenters)
Mamma mia (Abba)
The winner takes it all (Abba)
Money money money (Abba)
Chiquitita (Abba)
Take a chance on me (Abba)
I have a dream (Abba)
Hasta Manana (Abba)
Fernando (Abba)
Bem. Aí está um pouco da história dessas bandas que marcaram e embalaram os corações não só nos anos 70, mas até hoje. Semana que vem tem uma dupla nacional de compositores que fez o mesmo. Sullivan & Massadas.
Enquanto isso mais uma linda canção de amor.
E mais uma pra dançar.
SOBE O SOM ANTERIOR:
RAIMUNDO FÁGNER
Comentários
Postar um comentário