FAMOSOS ANÔNIMOS


Outro dia via com a Luciana o prêmio Multishow e ocorreu uma coisa bem curiosa.

Eu simplesmente não conhecia a maioria dos indicados e vencedores. Pensei que pudesse ser um problema meu,b   mas ela também não conhecia, pensei que pudesse ser um problema nosso, mas quando compartilhei essa situação em redes sociais vi que boa parte pensava igual. Percebi então que é um problema do mundo.

A questão que nem sei mesmo se é um problema. Eu digo problema porque nós somos pressionados pela informação. Pressionados a saber tudo o que ocorre, conhecer todas as pessoas senão seremos chamados de alienados ou esnobes da cultura popular, não estarmos atentos ao que ocorre no mundo.

Mas como assim não estar atento ao que ocorre no mundo? Isso é mais uma das bobagens inventadas pelos jovens e nem estou acusando a juventude de agora não, o jovem sempre foi um narcisista idiota desde que o mundo é mundo. Na Roma Antiga ou na Grécia aqueles filósofos e poetas que se consagraram no decorrer dos séculos deviam ser idiotas na juventude, eu era idiota na juventude, a diferença é que sou até hoje. Enfim, o jovem acha que o mundo roda ao redor dele, ele é dono de todo o conhecimento e a humanidade nasceu no momento em que ele nasceu. Como disse Nelson Rodrigues muitos anos atrás o melhor conselho para os jovens é que eles envelheçam. O problema é que quando envelhecemos e finalmente adquirimos sabedoria também adquirimos cansaço, preguiça e outras coisas ruins que a idade traz.

Mas enfim, eu não conhecia quase ninguém daquele prêmio, boa parte da minha geração e de mais velhos também não e isso nem é culpa dos jovens, a culpa deles vem de não conhecer artistas e personalidades mais velhas, mas esse é outro papo. A questão é o mundo de hoje.

O mundo hoje tem uma velocidade impressionante de informação, é eclético, abrangente e principalmente, segmentado. Hoje em dia ninguém precisa ficar com ouvido na Rádio Nacional ou de olho na Rede Globo pra saber quem são os artistas da moda, celebridades ou estar por dentro das tendências. Ninguém precisa ver o Jornal Nacional para se inteirar do que ocorre no planeta, e isso é bom.

Tudo é dividido em segmentos, nichos, a gente tem a oportunidade de criar um mundo próprio onde só nos inteiramos daquilo que nos interessa, só acompanhamos artistas que gostamos, só vamos em nossas redes sociais preferidas. Nenhum artista precisa mais da Globo para ser famoso. Bastar explodir nos streamings como Netflix, Amazon, Star+, Disney, virar influencer em Tik Tok, Instagram ou gerar milhões de views no Youtube, Deezer ou Spotfy. Detalhe, agora tem a profissão "Influencer", uma coisa que não me acostumei até hoje. Com essa pluralidade de locais para fazer uma carreira acontece o fenômeno dos famosos anônimos.  

Algo difícil para as gerações Rádio Nacional, Rede Globo ou mesmo MTV entender. Uma pessoa pode ser uma celebridade, rica, poderosa e você nunca ter ouvido falar dela porque ela simplesmente explodiu em um nicho do qual você não faz parte. Com o mundo segmentado de hoje vai ser cada vez mais difícil aparecer um Michael Jackson ou Pelé que são conhecidos desde a Time Square até numa aldeia indígena. Os mega ídolos atuais não serão conhecidos por todos. Não teremos, ou dificilmente teremos, uma mega celebridade que é conhecida dos frequentadores do Tik Tok até os frequentadores do trem ramal Saracuruna. Eu não tenho a mínima ideia de quem é GKay e os fãs dessa pessoa não tem ideia de quem seja Aroldo Melodia. Minha filha até pouco tempo não sabia quem era Roupa Nova e eu não sei a diferença entre os integrantes do BTS.

Assim caminha a humanidade numa imensa torre de Babel.

E continuo sem saber quem é esse povo no Multishow.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

9 DE AGOSTO DE 2023

DEZ ANOS DE MENTIRAS