O ANO EM QUE A TERRA PAROU
Primeira postagem do ano, demorou né?
Ate pode ter demorado, mas eu pergunto..Que ano?
Que ano? Que ano! Por mais incoerente que possam ser as duas pontuações, por mais diferentes que sejam elas valem. Que ano com interrogação porque esse é praticamente um ano que não existiu, que ano com exclamação que mesmo sem ter existido, e provavelmente por não estar existindo é um ano histórico.
Um ano doido em que a primeira postagem do ano tem cara de última, de retrospectiva. Mas vamos ser sinceros, por mais que a gente torça para que tudo isso acabe logo temos realmente esperança racional que isso ocorra? A irracional nos faz ter planos, dizer o que faremos quando tudo isso acabar, mas e se não acabar tão cedo?
Se não acabar tão cedo é sinal que o ano que mal começou acabou.
O coronavírus adiou planos, sonhos, encontros, projetos, beijos, abraços, comemorações. Nossas vidas viraram uma Olimpíada, tudo nela adiado para 2021. A injustiça da história que tudo o que queríamos fazer foi adiado, mas o tempo não parou para fingirmos que esse ano nem existiu. Ele continua andando mesmo com tudo parado.
Quando tudo voltar ao normal, se é que vai voltar ao normal, estaremos um ano mais velhos, teremos perdido um tempo precioso. O justo seria voltarmos a 20 de março de 2020 quando tudo acabar, o dia em que a OMS declarou Pandemia. Mas a vida não é justa, já estamos carecas e de máscara de saber disso.
Sim, estamos de máscara, cumprimentando os outros pelos cotovelos e deixando de fazer coisas que amamos. Os racionais, porque os irracionais continuam fazendo tudo o que faziam antes sem se preocuparem se com isso espalharão o vírus e contaminarão outras pessoas. Seres humanos vem morrendo da doença, o que eram números estão virando rostos e os rostos ficam conhecidos. Assim o que era distante se aproxima e a vontade de ver a vida voltar ao normal vira simplesmente o desejo da vida continuar.
Não tá fácil, é inesperado. Nunca imaginamos que 2020 seria assim. Melhor ninguém nunca mais usar as peças de roupas que usou no último réveillon para desejar um ano novo melhor.
Bem vindos a temporada de 2020 de "Trocando em miúdos".
O ano em que a Terra parou.
Comentários
Postar um comentário