SOBE O SOM: DONA IVONE LARA


Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922 – Rio de Janeiro, 16 de abril de 2018), foi uma cantora e compositora brasileira, conhecida como Rainha do Samba de raiz e Grande Dama do Samba.

Dona Ivone Lara nasceu em 13 de abril de 1922, na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi a primeira filha da união entre a costureira Emerentina Bento da Silva e João da Silva Lara. Paralelamente ao trabalho, ambos tinham intensa vida musical: ele era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos; ela era ótima cantora e emprestava sua voz de soprano a ranchos carnavalescos tradicionais do Rio de Janeiro, como o Flor do Abacate e o Ameno Resedá – nos quais seu João também se apresentava. Formada em enfermagem e serviço social, com especialização em terapia ocupacional, foi uma profissional na área até se aposentar em 1977. Nesta função trabalhou em hospitais psiquiátricos, onde conheceu a dra. Nise da Silveira.

Com a morte do pai, com menos de três anos de idade, e da mãe aos dezesseis, foi criada pelos tios e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba, ao lado do primo Mestre Fuleiro; teve aulas de canto com Lucília Guimarães e recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.Casou-se em 4 de dezembro de 1947 com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir. Foram casados durante 28 anos, até a morte de Oscar. Foi no Prazer da Serrinha onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.

Então vamos lá!! Sobe o som para a saudade!!


Sobe o som Dona Ivone Lara!!


Sonho meu


Enredo do meu samba


Acreditar


Alguém me avisou - Com Gilberto Gil e Caetano Velloso


Sorriso negro - Com Diogo Nogueira


Nasci pra sonhar e cantar


Tendência - Com Fundo de Quintal


Mas quem disse que eu te esqueço


Minha verdade


Candeeiro da vovó


Os cinco bailes da história


Adeus de um poeta


Juízo final


Bem, aí está. Com esse "Sobe o som" faço uma pequena homenagem a uma das maiores artistas da história do Brasil que já deixa um enorme vazio em todos nós Semana que vem voltamos com o prometido Phill Collins.


Enquanto isso uma homenagem a nossa escola. A artistas preciosos e uma joia rara..


SOBE O SOM ANTERIOR:

SANDRA DE SÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023