CINEBLOG: O PROFESSOR ALOPRADO
Cineblog fala hoje daquele que provavelmente é o maior filme de um dos meus maiores ídolos. O lendário Jerry Lewis.
Cineblog orgulhosamente apresenta:
O professor aloprado
The Nutty Professor (br: O Professor Aloprado / pt:As Noites Loucas do Dr. Jerryll) é um filme estadunidense de 1963, do gênero comédia, dirigido, protagonizado e co-produzido por Jerry Lewis. É a comédia mais famosa do ator, que em 1996 foi refilmada com Eddie Murphy.
Sinopse
O Professor Julius Kelp é um professor universitário nerd, trapalhão, tímido, introvertido e sem vida social. Frequentemente ele é ameaçado de demissão da universidade, por contínuamente destruir o laboratório com suas experiências. Depois de ser humilhado por alguns alunos, o professor resolve testar em si mesmo uma fórmula que o transformará por completo. A experiência é aparentemente um sucesso e a universidade vê surgir uma nova pessoa: elegante, charmosa, inteligente, bem falante, com dons de cantor e pianista. É o misterioso Buddy Love, a versão transformada e secreta do professor Kelp.
Com a transformação, o professor enfim consegue atrair a atenção da sua amada aluna Stella Purdy. Mas, quando tudo parece correr bem para o Professor Kelp, as confusões recomeçam devido às interrupções bruscas dos efeitos da fórmula.
Elenco
Jerry Lewis.... Professor Julius Kelp / Buddy Love
Stella Stevens.... Stella Purdy
Del Moore.... Dr. Mortimer S. Warfield
Kathleen Freeman.... Millie Lemmon
Les Brown
Stuart Holmes .... Membro da Faculdade (não-creditado)
Recepção da crítica
The Nutty Professor teve aclamação por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 86% em base de 22 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 68% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.
Curiosidades
O roteiro é uma paródia da clássica história O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
Buddy Love é aparentemente inspirado no antigo parceiro de Jerry Lewis, Dean Martin. Lewis depois acaba negando esse fato.
O Professor Johnathan I. Q. Frink, Jr. personagem da série de televisão de desenho animado The Simpsons lembra o professor Julius Kelp do filme. Em um episódio o pai dele aparece, e a voz é do convidado Jerry Lewis.
Lewis produziu a refilmagem de 1996, com Eddie Murphy interpretando o papel do professor Sherman Klump.
Buddy Love instrui o garçom a preparar a bebida que chama de "The Alaskan Polar Bear Heater". O nome passou a identificar um coquetel real, por influência do filme.
Em 2008 foi lançada uma sequência em desenho animado com o mesmo nome.
Semana que vem "Cineblog" volta com outro gênio do humor, Charlie Chaplin, com o histórico "O grande ditador".
CINEBLOG ANTERIOR:
PERDIDOS NA NOITE
Comentários
Postar um comentário