O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
Nessa quarta 7 de setembro se completa 200 anos da independência do Brasil.
Independência? Da mesmo pra considerar o Brasil um país independente?
Difícil considerar independente um país com tanta miséria, racismo, problemas ignorados na hora do "independência ou morte". A escravidão continuou, a pobreza não foi combatida, o poder apenas mudou de mãos.
Sim, muitos se sacrificaram pela independência do Brasil, mas com o tempo descobrimos também a farsa que existe em nossa história, a história que a história não conta como diz celebre samba da Mangueira.
Tiradentes não morreu barbudo e cabeludo, não se enforcava gente com cabelo grande, a farsa começa no fato de tentarem colocar Tiradentes com imagem idêntica a Jesus. Com o tempo descobrimos que Tiradentes não foi o líder da inconfidência mineira e sim o cara que assumiu o "perrengue", era mais um, o mais pobre de um movimento feito por jovens burgueses que só se preocupavam com suas questões.
Como na maioria dos movimentos feitos no Brasil. Como uma independência que na verdade foi um acordo de gabinete, sem guerra, stress, crise, que tirou o poder de Portugal,mas manteve no poder um português que vinha a ser filho do antigo poderoso.
Um grito de independência que surgiu de uma diarréia, que mudou em nada a vida dos menos favorecidos e assim é até hoje.
Será que um dia teremos uma independência de verdade? Não sei. Um povo livre é um povo que não morre de fome, um país independente é um país sem miséria, o grito da verdadeira independência tem que ser dos excluídos, dos filhos da miséria dessa pátria não gentil. Ainda estamos longe disso
Que não demore mais 200 anos
Comentários
Postar um comentário