TROCANDO EM ARTES: DANCIN` DAYS
Trocando em artes traz hoje uma novela produzida nos anos 70 que se tornou um marco da teledramaturgia nacional.
Trocando em artes orgulhosamente apresenta:
Dancin`Days
Dancin' Days é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979, substituindo O Astro e sendo substituída por Pai Herói, em 174 capítulos. Foi a 21ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e Marcos Paulo, com direção geral de Daniel Filho.
Contou com Sônia Braga, Joana Fomm, Glória Pires, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, José Lewgoy, Cláudio Corrêa e Castro, Pepita Rodrigues, Milton Moraes, Mário Lago, Ary Fontoura, Beatriz Segall, Lauro Corona e Antônio Fagundes nos papéis centrais da trama.
Produção
O enredo veio de uma ideia de Janete Clair, chamada A Prisioneira. Para escrever Dancin' Days, Gilberto Braga usou do romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional, abordando os temas relacionados a discussão dos valores da classe média e das elites urbanas, que inauguraram o estilo do autor. Outra inspiração foi do filme estadunidense Os Embalos de Sábado à Noite, filme de 1977 de John Badham e estrelado por John Travolta que impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo.
Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga, Janete leu os capítulos durante a preparação da novela, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: "Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra." Os personagens principais, Júlia e Cacá, papéis de Sônia Braga e Antônio Fagundes, só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.
O título Dancin' Days foi emprestado da boate do produtor musical Nelson Motta, a Frenetic Dancing Days Discotheque, uma casa de shows que foi citada na música Tigresa, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa antes da novela estrear. A discoteca juntamente com a New York City Discotheque, lançou a música disco no Brasil. A casa foi mantida pelo produtor musical durante quatro meses de 1976, no recém-inaugurado Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro. A novela também foi a primeira experiência de Marcos Paulo como diretor, vindo de Nova York, onde fizera um curso de direção de cinema. Daniel Filho convidou Marcos Paulo e passou a integrar a equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. Daniel dirigiu a novela até o capítulo 26, passando a ser supervisor e entregando a direção a Gonzaga Blota. Mais tarde, Blota seria substituído por Denis Carvalho e Marcos Paulo, para trabalhar na novela substituta de Dancin' Days, Pai Herói. José Carlos Piéri era assistente de direção.
Inicialmente, Gilberto Braga queria Betty Faria para o papel de Júlia Matos. Mas Betty estava prestes a estrear o programa musical Brasil Pandeiro e não quis fazer a personagem. Para o papel de Hélio, Gilberto havia pensado no próprio diretor de Dancin' Days, Daniel Filho. Norma Bengell interpretaria Yolanda Pratini, mas a atriz se desentendeu com Daniel Filho, e Joana Fomm, que faria Neide, assumiu o papel, e a personagem Neide ficou com Regina Vianna. Num erro de edição, numa cena externa do capítulo 6, Norma Benguell aparece quando Yolanda deixa Marisa de carro na porta da escola de sapateado.
Dancin' Days foi a estreia na Rede Globo de Sura Berditchewsky e Lauro Corona, a qual seu personagem Beto fazia par romântico com Marisa, interpretada por Glória Pires, que tinha 15 anos na época, e de Reginaldo Faria, Cláudio Corrêa e Castro, que vinha da Rede Tupi de São Paulo, e de Beatriz Segall, que aparecia creditada na abertura como "Beatrix" Segall, o "x" veio de uma sugestão de Daniel Filho à atriz, que retornava a televisão depois de muitos anos. Numa entrevista à revista Amiga, Beatriz disse que havia pedido à produção da novela que voltassem a grafar seu nome de maneira correta. Eri Johnson e Cláudia Ohana participaram como figurantes na novela. Inês Galvão aparece rapidamente como uma modelo. O então iniciante Jorge Fernando, também apareceu fazendo uma figuração, na escola de copeiragem de Alberico, papel de Mário Lago.
A Novela marcou a estréia do ator Cláudio Correia e Castro na Rede Globo vinda na Rede Tupi (recém-saído na primeira versão na novela O Profeta (1977).
Enredo
Júlia de Souza Matos é uma ex-presidiária, que ganha liberdade condicional após onze anos de prisão. Ela foi presa por atropelar acidentalmente um homem durante a fuga a um assalto a um banco. Sua filha, com apenas 4 anos, é enviada a um orfanato e meses depois, vai morar com sua milionária tia, irmã de Júlia. Após sair da cadeia, onde sofreu muito, ela tenta se reaproximar da filha, Marisa de Souza Matos, tendo como principal obstáculo a irmã, Yolanda de Souza Matos Pratini, que criou a menina cercada de luxos e mimos, já que ela teve dois filhos que morreram recém-nascidos, ficou com um grande trauma de ter filhos novamente e viu na sua sobrinha a filha que ela sempre quis ter. Yolanda é uma socialite que optou por se casar por interesse para subir na vida, sempre teve inveja da irmã, e desde que Júlia foi presa, ela faz de tudo para afastar Marisa da mãe, já que ela acha que Júlia poderá influenciar negativamente a filha. Ela queria que Marisa e a irmã trilhassem o mesmo caminho de sucesso, luxo e poder, assim como ela mesma fez. Júlia, corajosa e determinada, tenta, sem muito sucesso, se restabelecer fora do presídio, tentando arranjar emprego, enquanto faz das tripas coração para ser aceita pela filha. Marisa é uma adolescente de temperamento rebelde, não se lembra do pai, e é dominada pela tia, que a criou. Ela é a única que consegue conter o jeito brigão e encrenqueiro de Marisa, assim como a mãe. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão. Tudo o que ela quer é o amor e o perdão de sua filha. Júlia vai morar com Cacá e arranja um emprego temporariamente.
Ao aproximar-se da filha com outra identidade, ela se disfarça e passa a conviver com a filha como uma garota da idade dela, sendo que Marisa nem desconfia de que a amiga é sua mãe. Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras perante a vida. Marisa é influenciada pela tia a casar por interesse e aceita casar com Beto, filho de boas famílias, e passa a seduzi-lo e acaba engravidando para dar o golpe da barriga, nada do que ela queria, mas o que ela fez para agradar à tia.
No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir a cerimônia, sabendo que a filha vai sofrer por ter agido impulsivamente, mas não obtém sucesso. Ela bebe muito na festa e passa a dar escândalos. Ela é o oposto da irmã: sincera, mas brigona e escandalosa. A irmã é falsa, mas chique e discreta. Marisa morre de vergonha da mãe, e diz que sua tia é sua mãe. Durante a recepção da festa, acaba por agredir com palavras e pancadas, sem nenhum motivo, completamente embriagada, Franklin, o pai do noivo de Marisa, Beto que irá se casar porque a engravidou e não teria como escapar. Graças à atitude precipitada de uma convidada, Áurea, de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa, bêbada e gritando muito e xingando, para desgosto da filha, que chora de raiva da mãe.
Júlia é jogada alcoolizada e maltrapilha num camburão e condenada a mais seis meses de prisão. Ao entrar no camburão, Júlia promete vingança, considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha e diz que as duas são iguais e se merecem. Ela jura a si mesma que ninguém mais a humilhará pelo seu passado.
Após sair da cadeia, Júlia passa a se tratar e para de beber. Ela conhece um milionário - Ubirajara - e eles passam a namorar, pois ela foi abandonada por Cacá. Após meses sem falar nada a irmã e a filha que ela saiu da cadeia, ela aceita se casar com o milionário Ubirajara somente por dinheiro a princípio. Ele é um homem muito solitário e se revela totalmente apaixonado por ela, redescobrindo os prazeres da vida. Julia tem por ele um grande carinho, mas no fundo não pretendia se casar com ele e protela o casamento ao máximo.
Ubirajara paga uma viagem internacional à Julia, na companhia de Solange. Após um providencial banho de loja nas capitais europeias, retorna exuberante, moderna, se transformando numa mulher chique e poderosa, que ninguém pisará mais. Ela volta numa limousine cara e importada, no dia da inauguração da discoteca Dancin' Days, sob a direção de Hélio, surpreendendo a todos — principalmente a Yolanda e a Marisa —, marcando assim a virada da personagem. Ela chega dançando muito, rebolando ao som alto das músicas modernas. Ela tira o roupão que vestia e passa a dançar com roupas curtas em cima das mesas, com um copo de whisky junto. Mais uma vez Marisa sente vergonha da mãe, que dá um show de sensualidade. Os homens gritam pedindo mais. Yolanda se choca e diz que a irmã virou prostituta e deu um golpe milionário. Júlia quer mais é aparecer e causar muitas polêmicas, além de envergonhar a irmã e a filha.
Após um show de sensualidade na pista de dança, nas mesas e balcões, Júlia dá início ao seu plano de vingança: pisar nas pessoas que a fizeram sofrer - Cacá, que, ao reencontrá-la, não teve coragem de se separar da noiva, além de tê-la abandonado na cadeia, a filha, Marisa, que sempre a rejeitou. Também se vingará de Yolanda, que se encontra separada de Horácio está totalmente falida, sofrendo na pobreza e pagando pelas maldades que fez.
Júlia convence Ubirajara que deviam viver separados, mesmo depois de casados. O namorado aluga para ela um apartamento de frente para o mar e o decora com luxo. Júlia passa a frequentar a alta sociedade e se torna uma mulher admirada por todos. Yolanda, em plena decadência, tenta humilhar a irmã de todos os modos, sem sucesso, a humilhada é sempre ela mesma.
Após muito protelar o casamento, Júlia acaba rompendo com Ubirajara. Ela irá então lutar pelo grande amor de sua vida - Cacá, querendo também aproximar-se da filha, Marisa, que continua a rejeitá-la. No final, Júlia conseguirá o perdão de sua filha, que entretanto se separa de Beto, e irá se aproximar de sua irmã, Yolanda, que começa a trabalhar numa revista e sofre uma reviravolta na sua vida, tornando-se compreensiva com todos. A novela termina com Júlia reconquistando o grande amor de sua vida, Cacá.
Elenco
Ator Personagem
Sônia Braga Júlia de Souza Matos
Joana Fomm Yolanda de Souza Matos Pratini
Antônio Fagundes Carlos Eduardo Souza Prado Cardoso (Cacá)
Reginaldo Faria Hélio Castro Ferreira
Pepita Rodrigues Carmem Lúcia Santos (Carminha)
Cláudio Corrêa e Castro Franklin Cardoso
Yara Amaral Áurea Santos
José Lewgoy Horácio Pratini
Glória Pires Marisa de Souza Matos
Lauro Corona Paulo Roberto Souza Prado Cardoso (Beto)
Lídia Brondi Vera Lúcia (Verinha)
Milton Moraes Jofre da Silva Maia
Ary Fontoura Ubirajara Martins Franco
Sura Berditchevsky Inês Santos Fragoso
Eduardo Tornaghi Raul de Castro Mello
Beatriz Segall Celina Souza Prado Cardoso
Ivan Cândido Aníbal Fragoso
Cleyde Blota Emília de Castro Mello
Gracinda Freire Alzira da Silva Maia Neves
Mário Lago Alberico Santos
Lourdes Mayer Ester Santos
Chica Xavier Marlene
Mauro Mendonça Arthur Meireles Steiner
Jacqueline Laurence Solange Rocha
Regina Vianna Neide
Renato Pedrosa Everaldo
Neuza Borges Madalena de Jesus (Madá)
Mira Palheta Bibi Nascimento Leal
Osmar de Mattos Ricardo
Suzana Queiroz Leila
Rejane Schumann Luciana
Lançamento e repercussão
Dancin' Days fez com que se espalhassem discotecas pelo país. Por causa dessa influência, a novela foi citada no documentário Muito Além do Cidadão Kane como um exemplo do poder da Rede Globo sobre o Brasil. Os telespectadores confundiam a realidade da ficção. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesma.’”
Sônia Braga com sua personagem Júlia, influenciou a moda no Brasil, com suas roupas de cetim e meias soquetes de lurex. As meias eram meio fosforescentes, listradas e coloridas, com sandálias de tiras e salto alto, que viraram mania nacional. Para a marcante cena da volta triunfal de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging vermelha de cetim com listas laterais. Completando o visual, a personagem usava as sandálias de salto fino sobre as tais meias de lurex. Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino.
Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Por causa da novela, os voos de asa-delta, praticados pelo personagem Beto de Lauro Corona, deixaram de ser um hobby apenas da zona sul carioca.
O produtor musical Nelson Motta, graças ao sucesso de Dancin' Days, reabriu sua discoteca em 1978 - dessa vez no alto do Morro da Urca. Ela narra em seu livro Noites Tropicais: "Todas as sextas e sábados três mil pessoas lotavam os bondinhos (...) Muita gente que confundia a novela com a discoteca, que imaginava 'estar' na novela, que esperava encontrar a Sônia Braga dançando na pista."
Legado e prêmios
Em 2010, Sônia Braga e Antônio Fagundes se reencontraram em cena no episódio A Adúltera da Urca da série As Cariocas, inspirada no livro homônimo de Sérgio Porto. Seus personagens foram batizados de Júlia e Cacá, assim como em Dancin’ Days, numa homenagem do diretor Daniel Filho à novela de Gilberto Braga.
Em 2011 um longa chamado A Novela das 8 foi feito em homenagem à telenovela e para retratar o quanto a mesma que influenciou os jovens, foi produzido pela Querosene Filmes, dirigido por Odilon Rocha e distribuído comercialmente pela Universal Pictures em 2012 para todo o Brasil. Em outubro do mesmo ano, foi lançada em DVD, num box com 12 discos.
Com a volta de Dancin' Days no Canal Viva em 2014, o portal Ego das Organizações Globo mostrou como estão os atores da novela.
Em 2014, durante a reprise da telenovela no Viva, a atriz Sônia Braga entrou com uma ação contra a Rede Globo na 10.ª Vara Cível do Rio de Janeiro, onde cobra, entre outras coisas, uma indenização, uma vez que a novela foi ao ar sem que a rede a procurasse para lhe pagar pelos direitos de imagem, em valores atualizados. Em resposta, o Viva disse que licencia conteúdo da Globo e de outras produtoras nacionais e internacionais e que esses fornecedores é que são responsáveis pelo pagamento dos direitos a seus contratados. Já por parte da Globo, de acordo com seus contratos, o elenco de novelas reexibidas no Canal Viva recebe pagamento pelas reprises. Assim, a atriz Sônia Braga, que processa a emissora pelo pagamento de direitos de imagem da reexibição de Dancin’ Days no canal, não será uma exceção.
Ano Recipiente Categoria Resultado
1979 Joana Fomm Televisão: Melhor Atriz * Venceu
Gracinda Freire Venceu
Yara Amaral Venceu
Lauro Corona Televisão: Melhor Ator Revelação Venceu
Glória Pires Televisão: Melhor Atriz Revelação Venceu
Trocando em artes versão novela volta em quatro semanas com Beto Rockfeller.
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DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA
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