SOBE O SOM: NOVOS BAIANOS
Novos Baianos é um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo em seu auge entre os anos de 1969 e 1979 e que se reunirá novamente em 2016.
Eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll.] O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros. O segundo disco do grupo, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007.
A história do grupo começou em 1969. com o espetáculo "O Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal", no Teatro Vila Velha, em Salvador, Bahia, onde pela primeira vez juntos, se apresentaram Luiz Galvão, agrônomo formado, Paulinho Boca de Cantor, ex-crooner da "Orquestra Avanço", O popular nas noites de Salvador Moraes Moreira, a única não-baiana do grupo, a niteroiense Baby Consuelo, e Pepeu Gomes. Moraes Moreira foi apresentado a Tom Zé, que era amigo de Galvão. Baby Consuelo conheceu os dois (Moraes e Galvão) em um bar, enquanto passava as férias em Salvador. Mais tarde, Paulinho Boca de Cantor conheceu os três, e se uniu a eles. Dos membros que formariam o grupo mais tarde, apenas Pepeu Gomes era músico, e havia passado por diversas bandas.
Então vamos lá!!
Sobe o som Novos Baianos!!
Mistério do planeta
A menina dança
Tinindo trincando
Quando você chegar
Preta, pretinha
Besta é tu
Eu sou o caso deles
Acabou chorare
Dê um rolê
Um bilhete para Didi
Vagabundo não é fácil
Infinito circular
Linguagem do Alunte
Na cadência do samba
Bem. Aí está um pouco da história dessa lendária banda que está de volta. Semana que vem tem mais momentos lendários. Tem o Festival de Woodstock.
Enquanto isso está na hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor.
SOBE O SOM ANTERIOR:
OS TRÊS TENORES
Sou apaixonada por eles e pelo modo que viviam.
ResponderExcluirMaravilhoso né? Que bom que voltaram
ResponderExcluir