CINEBLOG: TOP GUN
Cineblog fala hoje de um filme que exatos trinta anos atrás fez história, lançou tendências e um astro chamado Tom Cruise.
Cineblog orgulhosamente apresenta:
Top Gun
Top Gun (Top Gun - Ases Indomáveis (título no Brasil) ou Ases Indomáveis (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1986, do gênero ação, dirigido por Tony Scott.
O roteiro de Jim Cash e Jack Epps Jr. é baseado num artigo do jornalista israelense Ehud Yonay chamado "Top Guns" publicado na revista California Magazine.
Sinopse
Pete "Maverick" Mitchell é um arrojado piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso na Navy Fighter Weapons School ou Top Gun, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlie, instrutora na escola e desenvolve uma rivalidade com outro aluno, Ice.
Elenco
Tom Cruise — Maverick
Kelly McGillis — Charlie
Val Kilmer — Ice
Anthony Edwards — Goose
Tom Skerritt — Viper
Michael Ironside — Jester
John Stockwell — Cougar
Barry Tubb — Wolfman
Rick Rossovich — Slider
Tim Robbins — Merlin
Clarence Gilyard Jr. — Sundown
Whip Hubley — Hollywood
James Tolkan — Stinger
Meg Ryan — Carol, esposa de Nick
Adrian Pasdar — Chipper
Produção e Influências posteriores
O MiG-28 foi uma aeronave fictícia usada no filme "Top Gun". Na verdade o Mig-28 era um F-5 Tiger II, construído pela Northrop nos Estados Unidos em 1964. O filme não usava aviões Mig verdadeiros, pois na época era impossível conseguir legítimas aeronaves soviéticas, e na verdade nunca existiu um MIG-28, mas sim MiG-27 e MiG-29, sempre em números ímpares. [3] A motocicleta utilizada pelo personagem Maverick é uma Kawasaki GPZ 900R e o veículo de Charlie foi um Intermeccanica 356A Speedster.[4] Filmado em locação em San Diego, Califórnia, contou com o apoio da Marinha dos Estados Unidos e dos oficiais e alunos da própria Navy Fighter Weapons School. Foram utilizados os navios de guerra USS Ranger (CVA-61), USS Enterprise (CVN-65) e USS Carl Vinson (CVN-70). O filme foi dedicado a Art Scholl, piloto acrobático, morto nas filmagens quando seu avião caiu no Oceano Pacífico.
O título do filme foi satirizado em um episódio da série Total Drama Action, como Top Dog - Cachorros Indomáveis. Foi feito uma sátira do filme chamada Hot Shots! (br: Top Gang), e uma sequência, Top Gang 2.
Trilha Sonora
Harold Faltermeyer foi o responsável pela trilha do filme, que obteve grande sucesso comercial. Os destaques são Danger Zone de Kenny Loggins, Take My Breath Away de Berlin e Top Gun Anthem do próprio Faltermeyer e Steve Stevens.
Prêmios e indicações
Globo de Ouro Melhor canção original
Giorgio Moroder (música) Tom Whitlock (letra) por Take My Breath Away Venceu
Melhor banda sonora original Harold Faltermeyer Indicado
People's Choice Awards
Melhor filme Venceu
Grammy
Melhor performance instrumental pop
Harold Faltermeyer e Steve Stevens por Top Gun Anthem. Venceu
Oscar
Melhor canção original
Giorgio Moroder (música), Tom Whitlock (letra) por Take My Breath Away Venceu
Melhor mixagem de som
Donald O. Mitchell, Kevin O'Connell, Rick Kline e William B. Kaplan Indicado
Melhor montagem Billy Weber e Chris Lebenzon Indicado
Melhor edição de som Cecelia Hall e George Watters II Indicado
Semana que vem Cineblog volta com um clássico. Com o grande "O irmãos cara de pau".
CINEBLOG ANTERIOR:
OS GOONIES
Comentários
Postar um comentário