A. TECNOLOGIA USADA A FAVOR
Que a internet revolucionou as nossas vidas isso é um fato.
A impressão que da é que o mundo 30 anos atrás era completamente diferente de hoje, nesses últimos 30 anos evoluímos pelo menos 100 e se quem morreu no início dos anos 90 voltasse e visse como é o mundo hoje iria entender nada.
Não temos carros voadores, não passamos o feriado em Marte, mas o futuro chegou e cabe em uma tela.
Sou da geração da transformação. Quando criança datilografava em máquina de escrever, consumia jornal impresso, lia livro impresso, minha TV tinha sete emissoras e usava telefone fixo, orelhão, cartas e telegramas para comunicação. Fomos a última geração a conhecer essas coisas e a ser apresentada a internet. Fomos da máquina Olivetti à inteligência artificial.
Muitos reclamam da internet e da tecnologia romantizando que antigamente era melhor, que o mundo atual acabou com as relações e emburreceu a sociedade que perdeu o poder da concentração e prejudicou o aprendizado, mas dá pra usar tudo o que é novo a favor.
Eu sempre soube usar.
Se me tornei um compositor de samba enredo conhecido foi porque o Orun Aye estourou justamente no início da era dos sambas enredo em sites da internet. Se eu virei um dramaturgo com textos encenados foi porque no começo encontrei um site onde era possível colocar minhas peças e ali me acharam. A mesma coisa foi com os livros. Dessa forma não virei um "escritor de gaveta" como muitos se tornaram ao longo da história.
Muito tempo depois volto a me beneficiar, agora com a Inteligência artificial.
Hoje a IA é capaz não só de criar músicas como botar voz, instrumentos e arranjos. Isso para um compositor que sempre foi forte em letras, mas não faz melodias foi um achado. Dessa forma coloquei melodia e arranjo em 20 letras que fiz ao longo de 32 anos.
Algumas pessoas são contra, minha filha é contra, mas é arte. É arte a partir do momento que existem letras humanas e elas são o mais importante ali. Letras feitas por um escritor entre os 17 e os 49 anos mostrando suas dores, amores, anseios, desejos, pensamentos e amadurecimento ao longo dos anos. Letras que falam de sentimentos pessoais e geracionais. Letras com poesia e conteúdo embaladas por melodias e arranjos modernos que facilitam a amostragem para um público.
Se formos ver que alguns dos maiores movimentos musicais do Brasil, que deram artistas consagrados e importantes até hoje com versões, letras traduzidas ou originais feitas em melodias já existentes, não há problema em se utilizar uma melodia original mesmo feita por computador. A essência é humana, e modéstia a parte, ficou lindo.
É louco pensar que hoje conseguimos fazer um álbum musical de qualidade sem sair de casa. Que podemos criar arte de peça de teatro só passando pra IA como queremos a imagem. Mais uma vez fazendo arte usando a tecnologia a favor, mais um desafio com o NB & OS TROVADORES DE RUA, a banda que inventei para passar as mensagens da música.
Como diz uma das letras
"Quando o mundo gira artificial
Falta inteligência, isso é natural
A tecnologia me faz melodia
Gerando arte afinal
Mendigando antes que me canse
Vagabundeando atrás de uma chance
Uso ironia, gero poesia
Antes que a nova era lance"
Bem vindo futuro, nos encontramos novamente.
Comentários
Postar um comentário