O COPO MEIO CHEIO

O papo agora é atacar o eleitor carioca e enaltecer o paulistano. Papo curioso se pensarmos que o estado de São Paulo só elege governadores do PSDB desde 1994, já deu como deputados mais votados Clodovil e Tiririca e deu votos a beça para prefeito ao "Mamãe Falei", mas o papo aqui nesse momento é o eleitor carioca.

Tá rolando um exagero com relação ao ódio ao eleitor carioca.. Evidente que o Crivella teria a votação que teve, o prefeito conta com um grande apoio evangélico e esse tipo de votos faz a diferença em nossa cidade. Mas caiu muito em relação a 2016, tem alto indice de rejeição e tomando de 71 a 29 na primeira pesquisa divulgada deve tomar uma surra no segundo turno.

Evidente que o Paes sobraria, ele é a comparação com o Crivella, foi o prefeito anterior e sua aprovação só aumenta a medida que a de Crivella cai. Marcelo Crivella hoje é o maior cabo eleitoral de Eduardo Paes, politico a quem pairam investigações, suspeitas, mas tem um enorme carisma e um jeito todo carioca de ser que faz o carioca, carente e vendo um prefeito que parece não gostar da cidade, querer sua volta. Fora que Paes também foi o adversário de Witzel, governador que caiu em desgraça.

A votação da esquerda foi boa. Tempo que o PT não tinha tantos votos no Rio, Martha Rocha tambem foi bem e as candidatas praticamente empataram. Acho que essa pregação de voto útil prejudicou as duas candidatas deixando o eleitor de esquerda confuso e não sabendo para onde ir. A união da esquerda tinha que ter ocorrido no começo da campanha e não no fim. Curioso pensar que novamente a esquerda carioca só consegue se unir para apoiar Eduardo Paes.

Por fim o Psol fez dois dos cinco primeiros colocados para vereador. Tarcísio Motta foi o vereador mais votado batendo Carlos Bolsonaro. Tudo bem que o filho do presidente teve votação expressiva, mas em 2016  Carluxo  foi recordista de votos no Brasil e esse ano perdeu 1/3 destes. Sua mãe mesmo, Rogéria Bolsonaro, não conseguiu se eleger  

A verdade é que antes de se acusar o carioca de algo tem que entender sua geografia política de momento . É uma cidade dominada por milícia e pentescopais, uma cidade onde é forte o voto de cabresto e com toda essa dificuldade os sinais são bons sim e baseado nas últimas pesquisas de  segundo turno provavelmente o carioca progressista vai dormir dia 29 de novembro mais feliz que o paulistano.

Então se acalmem jovens, o copo está sim meio cheio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 ANOS

CAPÍTULO 48

2023